O que é

Solda a ponto?

Solda a ponto: Ponto a ponto para o perfeito resultado de soldagem

A solda a ponto tem sido usada na produção industrial desde 1930 para juntar chapas de diferentes combinações de metal. As aplicações são encontradas principalmente na indústria automobilística, na construção de carrocerias e veículos, mas também em outras áreas de processamento de chapas. A indústria elétrica utiliza solda a ponto para estabelecer contatos para relés, conexões de bobinas ou capacitores. Com certas restrições, alguns materiais mal soldáveis também podem ser unidos.

SOLDA A PONTO: COMO FUNCIONA

A solda a ponto é um processo de soldagem produtivo e energeticamente eficiente que não requer gás de proteção. As duas partes a serem unidas são colocadas exatamente uma em cima da outra. Dois eletrodos pressionam mecanicamente as peças de trabalho e as fixam. Uma forte tensão gera então um fluxo de corrente entre os dois eletrodos. As peças de trabalho apresentam, então, uma resistência. Como resultado, o metal se aquece pontualmente de forma muito intensa e se liquefaz. Devido à pressão mecânica dos eletrodos, ambas as peças de trabalho se fundem entre si e ficam conectadas de forma inseparável após o resfriamento.

Vantagens da solda a ponto

  • Baixo custo
  • Fácil automatização
  • Tempos de ciclos rápidos
  • Conexão de diferentes materiais
  • Possíveis conexões de múltiplas chapas  

Desvantagens da solda a ponto

  • Necessidade de alta qualidade de superfície das peças de trabalho
  • Parâmetros de soldagem variáveis devido ao desgaste do eletrodo

Solda a ponto com DeltaSpot

Solda a ponto sem fresagem de capas

O DeltaSpot é um inovador método de solda a ponto para alumínio, aço e outros materiais. Sua maior particularidade é a cinta de processo circular, que fica entre os eletrodos e as chapas a serem unidas. O movimento constante da cinta leva a um processo de soldagem contínuo, com uma qualidade consistentemente alta.

Os resultados da soldagem são precisos e 100% reprodutíveis com o DeltaSpot. A cinta de processo transfere a corrente de soldagem e protege as superfícies de contato dos eletrodos contra impurezas do alumínio, zinco ou resíduos orgânicos. A dispendiosa fresagem de capas dos eletrodos pode, então, ser dispensada.

Quais materiais são adequados para a solda a ponto?

A solda a ponto é usada principalmente no setor de carrocerias na indústria automotiva, mas também no processamento de chapas para a junção. Aplicações especiais também são encontradas na indústria elétrica e produção de eletrônicos, por exemplo, na fabricação de capacitores, contatos para relés e disjuntores. É possível soldar uma grande variedade de metais e suas combinações. Com certas restrições, alguns materiais não soldáveis também podem ser unidos.

Sistemas profissionais de solda a ponto

DeltaCon
  • Soluções personalizadas em primeira mão
  • Alta produtividade na junção de alumínio
  • Simples construção de pinças e boa acessibilidade de componentes
Mais sobre a DeltaCon
DeltaSpot
  • Cintas de processo protegem eletrodos e peças de trabalho
  • Pontos de soldagem 100% reproduzíveis
  • 4000 a 7000 pontos de soldagem sem interrupção
Mais sobre o DeltaSpot

Leia mais sobre o tema

Sob escrutínio

Conectando chapas de alumínio de forma econômica com a solda a ponto. Seja na indústria automobilística e de fornecimento, seja na aeronáutica e astronáutica: Aquele que quiser juntar chapas de alumínio não poderá ignorar a solda a ponto.

Mais sobre os sistemas de solda a ponto

We think you are located in a different country

The country currently selected is Brasil. Would you like to stay on this page or do you want to switch to the local website?